dvd: A DANÇA - LE BALLET DE L'OPERA DE PARIS


De: Frederick Wiseman

Com: Laetitia Pujol, Aurelie Dupont, Brigitte Lefèvre

Veja também: Mais Wiseman, um dos mestres do documentário: “Titicut Follies”, “Hospital”, “Domestic Violence”.

Foi recebido com loas aquando da estreia, mas, vendo-o agora, não se percebe tanto entusiasmo. Nestas coisas, um tipo tem de admitir sempre que alguma coisa lhe esteja a escapar, mas a verdade é que “A Dança” é, sobretudo, uma visita guiada ao Ballet da Ópera de Paris. Uma viagem com interesse, decerto, e que será fascinante para quem goste de dança, mas que não parece um acontecimento cinematográfico por aí além. Wiseman imiscui-se na grande sala de espectáculos e filma o dia-a-dia de sete produções de uma das mais prestigiadas companhias do mundo. Do ponto de vista do cinema, o mais interessante é a forma como parece sugerir a colmeia como metáfora da companhia, uma comunidade fechada, em labor contínuo, indiferente à Paris que há em volta.

AB

i, 2010.11.27

Comentários

Ines Cisneiros disse…
Eu fui vê-lo ao DocLx09 e gostei imenso, claro que também por gostar de dança.=) Senti o mesmo quanto à colmeia mas achei que, a par da preocupação com o funcionamento da companhia, o protagonismo cabia ao rigor do movimento: captá-lo, acompanhá-lo, entrar no ritmo. Aliás, ficou-me o som dos passos em pontas no chão de madeira a ecoar no Grande Auditorio da Cultugest. Já não sei a que aulas faltei para o ir ver, mas lembro-me que dei o tempo por muito bem empregue :)
Anónimo disse…
Mau, Inês - andamos a discordar muito... ;) Muito bem: o movimento e o som dos passos. Fair enough. Creio que tens razão. Talvez tenha sido um bruto insensível. Obrigado pelo comentário, como sempre.
Ines Cisneiros disse…
haha! Eu não disse nada disso, nem ousaria até porque o poeta e cinéfilo aqui não sou eu. Eu limito-me a opinar, - que é o termo técnico - porque gosto do blog e às vezes não resisto a "interagir" (desta vez de uma forma algo lamechas, porque gostei mesmo do filme).
Ah, e eu nem discordei completamente.
Obrigada eu, mais uma vez. =)

Barreira Invisível Podcast