Laurence Olivier


Há poucos actores pelos quais tenha admiração. Gosto de muitos, é bem verdade, mas a admiração é algo diferente. Aquele sentimento que nos leva a pesquisar a vida alheia, a simpatizar com os pequenos defeitos, a querer compreender (ou não ver) os grandes. Nesta minha pequena galeria há um com um lugar especial: Sir Lawrence Olivier.

Comemora-se este ano o centenário do seu nascimento. Único actor a ganhar um Óscar com um filme adaptando uma peça de Shakespeare - Hamlet - este é o actor que um dia se esqueceu em palco do famoso monólogo do to be or not to be, tendo-se sentado em silêncio até se recordar da passagem. O público, evidentemente, esperou.

A sua vida está cheio de pequenos episódios interessantes como este, para os quais felizmente há o IMDB e a Wikipedia, mas o que realmente me interessa é a sua arte. Se dei Hamlet como exemplo a verdade é que a minha referência é outra: Wuthering Heights. E o que me impressiona realmente é algo que nunca vi e nunca verei mas que sempre penso encontrar nos seus filmes: o seu lendário talento de palco.

Alguém que consegue combinar o que me parece ser a essência de representar: tornar o ridículo e o heróico verosímeis, humanos.
DM

Comentários

Barreira Invisível Podcast