A history of violence (III) - (Filosofia da) Linguagem de um título

Aspecto interessante de A history of violence é a polissemia do seu título.

Se por um lado a frase A history of violence nos remete, numa perspectiva pessoal e psicológica para um passado de violência; por outro a frase A history of violence pode ser interpretada num sentido científico descrevendo uma análise histórica de um objecto particular da acção humana. Muito à maneira da História Nova com a História da Morte, das Mulheres, da Sexualidade, da Contracepção. Apenas para dar exemplos de temas que agradam a Cronenberg.

Se Um passado de violência é um título ideal mas também exacto para o filme, relato da forma como um passado de violência irrompe pela vida de um homem e, assim, de um família e de uma comunidade rural a mim interessou-me desde logo a parte a que chamei científica mas que é, sobretudo, alegórica, e onde não são (apenas) as pessoas que interessam mas os símbolos que encarnam nessa grande História (universal) da Violência.

E a verdade é que A history of violence de Cronenberg permite as duas traduções, serve os dois propósitos, permite os dois universos.
DM

Comentários

Barreira Invisível Podcast