a auto-ajuda chegou ao cinema


COMER ORAR AMAR

De: Ryan Murphy

Com: Josh Brolin, Javier Bardem, James Franco

É o espírito do tempo: as pessoas andam à procura de si próprias. No Império Romano, tipo que quisesse partir à procura de si era provavelmente lançado aos leões. Entre nós e não há muito tempo, criatura que dissesse ao pai que ia partir à descoberta do verdadeiro eu, o mais certo era encontrar uma enxada enfiada nos dentes. Mas o século XXI é diferente. Toda a gente tem pelo menos um amigo que já embarcou em busca do chato do eu. O antropocentrismo já era. Não é a humanidade que está no centro do universo; sou eu e as minhas angústias.

Esta nova religião dominante que presta culto às próprias vísceras tem um dos seus reflexos visíveis nos livros de auto-ajuda que inundam o mercado. Seja um líder, um vencedor, deixe de fumar, encontre a paz, seja magro e belo, etc, são os novos livros sagrados de quem não leu os outros. Toda a sabedoria, ética e espiritualidade estão ali, entre um livro de bolso que explica o Budismo em noventa minutos e um manual que ensina a ficar rico em doze passos simples.

Mas há um método que os novos peregrinos privilegiam acima de tudo. Convictos de que nada têm a ver com o que os rodeia, mandam tudo passear e partem em viagem. Índia ou Tailândia são bons destinos. Uns dias de voluntariado em África também chegam a passar pela ideia, mas depois optam por Nova Iorque. Um mês ou dois depois, voltam curados. Já sabem quem são e agora falam com uma sobranceria de gurus.

Um dia, Elizabeth Gilbert ouviu esse chamamento das entranhas e partiu. Em Roma, descobriu a comida; na Índia, a oração; em Bali, o amor. Quando voltou aos Estados Unidos, passou as descobertas para o papel e o livro andou mais de três anos no top de vendas do New York Times.

Não haveria qualquer expectativa para esta adaptação ao cinema das memórias da senhora não fosse dar-se o caso de ser feita pela mão de Ryan Murphy, o criador de “Nip/Tuck” e “Glee”. A ironia, o sarcasmo e o engenho inventivo de Murphy poderiam desconstruir a seriedade absurda com que alguém acha que é no turismo que está a resposta ao sentido da vida. Mas não. Uma gracinha aqui, outra ali (como quando a protagonista se prepara para dirigir a Deus pela primeira vez na vida e pondera começar com: “Sou uma grande fã do Seu trabalho”) e o resto é piloto-automático. Só quando passa a ficha técnica nos voltamos a lembrar que era Murphy quem estava por trás de câmara e argumento.

Julia Roberts é a eleita para apresentar este programa de viagens com pretensões filosóficas. É ela a escritora que começa a questionar se será feliz. Depois de lhe terem lido a sina (um passo fundamental nesta seita tutti-frutti), livra-se do marido (Billy Crudup), dá um até já à editora (Viola Davis) e mete-se no avião. E aí começa o guia turístico: vistas de Roma, Índia e Bali, historietas e curiosidades dos lugares e espanto perante os costumes locais – enfim, tudo o que se espera dum bom “Lonely Planet”. Em Roma, atafulha-se em comida porque descobre que – atenção que esta é uma reflexão que lhe vai mudar a maneira de ver o mundo – a linha não é tudo na vida. Na Índia, o interesse na cultura hindu é tal que passa o tempo na companhia dum americano que lá conhece. E em Bali divide atenções entre um mestre esotérico local e um brasileiro por quem se apaixona. Um brasileiro interpretado por um espanhol (Javier Bardem) na Indonésia – não sei se estão a ver.

Esqueçam séculos de civilização, cultura, ciência, arte, religião. Toda a sabedoria do mundo está hoje disponível num bilhete de avião e nestas duas horas e um quarto de filosofia instantânea.

AB

i, 2010.09.30

Comentários

Barreira Invisível Podcast