a lei do ruído
LAR DOCE LAR
De: Ursula Meier
Com: Olivier Gourmet, Isabelle Huppert, Adélaïde Leroux
Da Suíça, sabíamos que vinham chocolates, queijos, relógios e contas bancárias de sobrinhos taxistas; não estávamos habituados era a que viesse cinema de charneira. “Lar Doce Lar” é como aqueles vilões tão bons que damos por nós a odiá-los. Uma família construiu a casa na berma duma auto-estrada abandonada. Não sabemos quando nem porquê, mas, por uma razão qualquer, optaram por deixar o mundo. Mas, um dia, o governo reabre a estrada e o mundo vem ter com eles. Da pior forma. Meier coloca-nos dentro daquela casa. E faz-nos sentir até aos ossos a clausura e a violência. Cada vez mais carros, mais rápido, com mais ruído e mais fumo. Até que queremos sair dali. Mas a família não sai. A família chamada Robinson, como Crusoe, não aceita deixar a sua ilha. E desce à loucura. Sela portas e janelas e, de repente, a casa não é uma casa, mas uma cela. Filme muito pouco recomendado a quem só quiser uma coisinha para distrair.
Veja também: “Brincadeiras Perigosas”, Michael Haneke; “Um Dia De Raiva”, Joel Schumacher.
AB
i, 2009.12.02
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