Clássicos Modernos: Tony Manero *





Estreia no proximo 25 de Abril (com visionamento no Indie Lisboa a 18 de Abril) NO , o ultimo filme da trilogia de Pablo Larrain sobre a ditadura de Pinochet. Nada melhor, portanto, do que  rever Tony Manero (2008), o magistral primeiro filme desta trilogia e que visto passados três anos, concluo que fiquei a dever-lhe uma estrela!

" TONY MANERO
de Pablo Larraín, com Alfredo Castro, Paola Lattus

O realizador Pablo Larraín traz-nos a desconcertante história de Raul Peralta, um dançarino de meia-idade que em plena ditadura de Pinochet vive obcecado em transformar-se a qualquer custo em Tony Manero, o personagem interpretado por John Travolta em Febre de Sábado à Noite, acabando por se tornar num Serial-Killer.
 Há um lado simultaneamente trágico e cómico na maneira crua como a camera de Larrain, constantemente em movimento num registo quase documental, reconstrói esta época da história do Chile.

Raul é um espelho da era Pinochet: capaz das maiores atrocidades para alcançar o seu impossível “sonho americano”, e no entanto entre cada assassinato, é difícil não procurarmos uma certa empatia por este homem que assiste sozinho a sessões contínuas de Febre de Sábado à Noite, e tenta construir no café onde actua uma pista de dança igual à do filme, num autismo escapista de quem se recusa a perceber que o seu tempo está a acabar.

O resultado é uma obra singular que foge às convenções e nos traz a memoria a dureza de filmes como Henry – o retrato de um assassino e o humor mais negro de Fellini.

Classificação: Bom (****) "

* Critica Publicada no Semanário SOL a 12 de Março de 2010

MS

Comentários

Pedro Afonso disse…
Venho por este meio divulgar o meu novo blog. Um blog sobre cinema que divulga todos os trailers do filmes que irão estreiar em breve no cinema.

http://tugatrailers.wordpress.com

Barreira Invisível Podcast