Clássicos Modernos: Greenberg *



Três anos passados e Greenberg continua a ser o filme mais adulto de Noah Baumbach e a obra que até agora melhor retratou a angustia de toda uma Geração X e Pós-X no seu confronto com a idade adulta.


GREENBERG
de Noah Baumbach, com Ben Stiller, Greta Gerwig

Em plena crise de meia-idade, Roger Greenberg, de 40 anos, abandona Nova Iorque para regressar à sua cidade natal de Los Angeles, numa tentativa de conseguir perceber o sentido da sua vida e reorganizá-la.

Há no filme a sensação de que Baumbach regressou aos territórios onde se sente mais à vontade: O olhar sobre uma certa América de classe média, intelectualizada, egoísta e sem motivos aparentes para estar insatisfeita.

Mas através desta jornada de redescoberta, que se transforma num profundo estudo de personagem (e que dá a Bem Stiller, muito provavelmente, o melhor desempenho da carreira), o filme torna-se numa homenagem sentida a toda uma geração de adultos-crianças que não tomou as rédeas da sua época, que ficou entalada e sem glória entre os que devia ter sucedido e os que a vão suceder, completamente desenraizada e incapaz de encontrar o seu lugar entre os cinismos e as mecânicas do mundo moderno.

Tudo isto ao ritmo perfeito dos diálogos de Baumbach: sentidos, inteligentes e de uma comicidade trágica rara, que na exploração dos tempos entre silêncios e falas, lembram o melhor Mamet e quase se tornarem tangíveis.

Classificação: Muito Bom (*****) "

* Critica Publicada no Semanário SOL a 29 de Abril de 2010

MS

Comentários

Barreira Invisível Podcast