Variações Iminentes - I

Para começar a escrever sobre Blade Runner talvez seja interessante escolher o objecto, o meio. Para aqueles poucos sortudos que têm o dvd esta parece uma questão estúpida, menor. Mas não é. Em dvd, lançado em 2002, o filme não durou mais do que uns meses. A voracidade da procura e as lutas legais pelos direitos do filme inscreveram mais esta peripécia na vida de culto do filme. Mas há boas notícias: a Warner venceu e prepara-se para relançar várias edições de Blade Runner, o Director's Cut, para começar, já em Setembro. Desta forma a sessão que vamos apresentar, em colaboração com a Cinemateca é bem capaz de ser a última vez que o filme passa no cinema ainda com as versões em dvd completamente esgotadas. Não sei qual a relevância disto mas num filme de culto todos estes pormenores têm importância. Isto é quase um mistério iniciático.
DM

Comentários

JSA disse…
Sinceramente não gosto da versão Director's Cut do Blade Runner. Não o vejo, mesmo na sua versão original, como um filme tão excepcional, mas creio que deixar Ridley Scott à solta na história apenas faz pior. Já com o Alien se passou o mesmo.
noite americana disse…
Caro JSA, como deves calcular, isso é uma das discussões que será post...reservo por isso a minha opinião para ele. Grande abraço. DM
JSA disse…
Caro DM (Domingos certo?, o meu JSA é de João Sousa André, já agora ficamos melhor apresentados :)), infelizmente não poderei estar na vossa noite (isto de viver no estrangeiro faz-nos ganhar umas coisas e perder outras), mas sem dúvida que acompanharei a discussão por aqui.

E está claro que tudo isto é obviamente subjectivo, caso contrário nem tinha piada nenhuma.
Miguel Domingues disse…
O meu problema está no "várias edições". Não se faz uma edição o mais definitiva possível porque se tem de encher os bolsos a vários "moguls" da indústria.

Cumprimentos,
Miguel Domingues
noite americana disse…
João, conto escrever o texto sobre edições e versões, em breve, assim o tempo e a disposição o permitam. Mas é pena saber que não poderemos contar com a tua presença dia 14... fica para um outra oportunidade.

Miguel, embora o Blade Runner esteja esgotado e a precisar de nova edição concordo contigo: há demasiadas edições definitivas para tão pouca definitividade...

DM
JSA disse…
Domingos, não podendo comparecer dia 14, vou deixando eu próprio o meu contributo no meu blogue. Não é a mesma coisa, eu gosto mais da oralidade, mas faz-se o que se pode. Abraço
Anónimo disse…
Um dos filmes que eu, se fosse cineasta, gostaria de ter realizado. Parabéns pela escolha.

Barreira Invisível Podcast