A morte de um actor alemão


quando ontem à noite, depois do upload do 8º programa noite americana, deixei, em tom de brincadeira, a promessa de que um dia destes iríamos escrever alguma coisa sobre cinema estava longe de imaginar que, hoje, pela manhã, teria uma péssima razão para escrever.

Ulrich Mühe morreu hoje. O actor, talvez mais conhecido do público português pela Vida dos Outros, que além de termos aqui destacado, eu e o Rui recomendámos no 1º programa noite americana, era um dos maiores actores alemães e europeus.

Apesar de pouco conhecido do grande público, tal como já aqui escrevi, eis um actor que combinava teatro, cinema e televisão, que tinha trabalhado com Heiner Müller e que entre outras coisas contava na sua experiência de vida ter patrulhado o muro de Berlim ao serviço do exército da Alemanha de Leste, mesmo contra a sua vontade - aliás foi denunciado pela sua ex-mulher à Stasi... mas eis também um actor que actuou nas mais célebras salas de espectáculos alemãs, a Berliner Volksbühne e o Deutsches Theater e que conseguia passar de um registo dramático kafkiano para o burlesco quase keatoniano.

Mais uma perda irreparável.
DM

Comentários

Nuno disse…
O actor de dois filmes de culto para mim: "Benny's video" e "Funny games". Grande perda.

Barreira Invisível Podcast