Diálogos: A VIDA DOS OUTROS

Se “O Turista” é um filme fraco por si só, não pode ser mais decepcionante para quem tenha visto a primeira longa de Florian Henckel von Donnersmarck. Em “A Vida Dos Outros”, Gerd Wielser é um agente da Stasi encarregado de escutar uma família de reputados artistas na antiga RDA. A pouco e pouco, vai-se afeiçoando às pessoas que espia, até se tornar num anjo-da-guarda.

GERD WIESLER: Minha senhora?

CHRISTA-MARIA: Vá-se embora. Quero estar sozinha.

GERD WIESLER: Senhora Sieland?

CHRISTA-MARIA: Nós conhecemo-nos?

GERD WIESLER: Você não me conhece, mas eu conheço-a. Muitas pessoas amam-na por quem você é.

CHRISTA-MARIA: Os actores nunca são “quem são”.

GERD WIESLER: Você sim. Já a vi em palco. Era mais quem realmente é do que está a ser agora.

CHRISTA-MARIA: Então, sabe como eu sou.

GERD WIESLER: Sou o seu público.

CHRISTA-MARIA: Tenho de ir.

GERD WIESLER: Para onde?

CHRISTA-MARIA: Vou encontrar-me com antigo colega de escola. Eu…

GERD WIESLER: Vê? Agora mesmo, não está a ser você própria.

CHRISTA-MARIA: Não?

GERD WIESLER: Não.

Argumento: Florian Henckel von Donnersmarck

AB

i, 2011.01.08

Comentários

Barreira Invisível Podcast