Diálogos: TRON (1982)


“Tron” foi o prelúdio à era do digital. Muito antes de se falar em avatares e afins, o filme de Steven Lisberger fantasiou uma vida obscura no interior de um computador. Os programas tomaram o controlo e preparam-se, agora, para executar um utilizador (um humano, em linguagem de computador).

MASTER CONTROL PROGRAM: Tenho um pequeno desafio para ti, Sark: um novo recruta. É um caso difícil, mas quero que lhe dês o tratamento habitual. Treina-o para os jogos, deixa-o acreditar por um pouco… e depois acaba com ele.

SARK: Conte comigo. Andava ansioso por receber alguém com alguma coragem. Que tipo de programa é?

MASTER CONTROL PROGRAM: Não é um programa, Sark. É um utilizador.

SARK: Um utilizador?

MASTER CONTROL PROGRAM: Que foi, Sark? Pareces nervoso.

SARK: Bem, é só… Não sei, um utilizador, quer dizer… Foram os utilizadores que nos criaram. Você foi criado por um utilizador!

MASTER CONTROL PROGRAM: Eu não foi criado por um utilizador. Valho milhões de anos humanos!

SARK: E se eu não conseguir…

MASTER CONTROL PROGRAM: Preferes enfrentar-me a mim?

Argumento: Steven Lisberger

AB

i, 2011.01.15

Comentários

Barreira Invisível Podcast