a praça da melancolia


CAOS CALMO

Realização: António Grimaldi

Com: Nanni Moretti, Valeria Golino

Impossível não ser tocado por um filme com uma delicadeza de poema ou bailado. Enquanto Pietro Paladini e o irmão salvam duas mulheres de morrer afogadas na praia, a sua mulher morre, subitamente. A partir daqui, Pietro lida com a dor, sem que esta chegue, de facto, a eclodir. Deixa de trabalhar, deixar de fazer projectos, e passa o dia sentado na praça diante da escola da filha, enquanto elabora mentalmente listas daquilo que redefina a sua identidade. “Caos Calmo” tem várias camadas: é essa guerra sem disparos no interior do luto de Pietro; são as crianças à entrada da escola; e é a própria vida da praça: a mulher bela que passeia o cão; a criança deficiente que Pietro saúda trancando e destrancando o carro; as pessoas que visitam Pietro ao seu banco de jardim. Grande banda sonora e bons extras, incluindo entrevistas a Grimaldi, Sandro Veronesi (o autor do romance) e Nanni Moretti, por uma vez mero actor de um filme morettiano.

Veja também: Uma forma diferente de viver a morte em “O Quarto Do Filho”, de Nanni Moretti. Ou “Sonhos Desfeitos”, de Brad Silberling.

AB

i, 2009.07.29

Comentários

Tiago Ramos disse…
Claramente um dos melhores filmes de 2008, que só tive oportunidade de ver há uns meses atrás. Parece um filme de Nanni Moretti... é fantástica a banda sonora, bem como a complacência do olhar do realizador. Brilhante!

Barreira Invisível Podcast