Um dia nas corridas

Sábado passado, num cinema da avenida, quando as luzes se apagaram, acendeu-se o coração – não, mas quase. Explico-me. A canção é do Paulo de Carvalho. O Sábado foi o transacto, efectivamente. O cinema, o King. A Avenida, a Frei Miguel Contreiras. Porém, antecipo. Rebobinemos.
O dia, que estava soalheiro, começou auspiciosamente ali para os lados do Santini, com uma ida à Casa da Guia, no intuito de adquirir um protector solar e, em geral, desfrutar do pinheiral fresquinho e do azulão da vista (odeio mergulhadores e seus tubos, tão tapáveis). Ainda com o sabor dos petit gateaux a empernar nos dentes, propriciou-se uma deslocação à praia, a da Avenças. Perdão, Avencas. Na Parede, como na parede ficámos, que foi onde a preia-mar nos deixou e aos outros magotes de óleos de coco. A água estava excelsa, até porque as pessoas estavam na areia.
Agora, meus amigos, nada como sair da praia para dar entrada ali no Frutalmeidas nas Avenida de Roma – e queria aqui repetir este nome – e pedir logo ao senhor dois pastéis de massa tenra bem regados a sumo de melancia. O Frutalmeidas é a Bica no Sapato pelo preço de uma bica.
E depois o filme, «O meu Irmão é Filho Único», do Luchetti, pelos argumentistas de «A Melhor Juventude». Era uma vez dois irmãos, nenhum dos quais pasteleiro, um de esquerda outro de direita, na Itália dos anos ’50. Não, não é um musical. Mas pareceu-me que a política era apenas um pretexto. E que há ali uma sinopse mínima possível: era uma vez dois irmãos, uma mãe, um pai, e uma miúda gira.

RB
(publicado no Meia Hora da passada sexta-feira)

Comentários

Anónimo disse…
Boa tarde,

o meu nome é Jorge Augusto e sou Assistente de Marketing da distribuidora de cinema Columbia TriStar Warner. Deste modo, gostaríamos de ver a possibilidade de trabalhar convosco em determinadas áreas.
Fico a aguardar um contacto da vossa parte, para o meu email: jorge_augusto@spe.sony.com.

Obrigado.
noite americana disse…
Caro Jorge Augusto, obrigado pela simpática preferência. Vamos ver isso, então.

Rui Branco

Barreira Invisível Podcast