Ant-Man

Por que gostei tanto de Ant-Man, ao ponto de talvez ter entrado para meu o Top5 de filmes Marvel? (tenho que tirar uma semana para fazer uma revisitação conscienciosa)

Poderei juntar outras explicações, mas a principal é esta: Paul Rudd apanhou muito bem Scott Lang. E Scott Lang é uma personagem muito gira na banda desenhada, mas não é nada fácil de transpor para filme. 

A Marvel Studios começou bem logo quando escolheu, sem medos, um comediante. Porque, realmente, é isso que Scott Lang é: um gajo complexo que vai do dramático (com os problemas com a filha) até à comédia negra (sobretudo na interação com outros heróis). Nunca fui um fã fiel do Homem-Formiga. Basta dizer que na minha coleção de mais de 300 títulos não há um único título do Ant-Man. Tudo o que conheço dele vem dos crossovers que tenho e em que a Marvel é pródiga. Este é aliás um aspeto interessante do sucesso de Ant-Man no cinema e um grande desafio deixado para Captain America: Civil War (talvez o mais importante filme da Marvel de sempre), deixado já entrevisto pela segunda cena dos créditos finais do filme: a Marvel, como verdadeiro universo que é, vive do cruzamento de estilos de personagens. Já nem vou falar do facto de que há heróis Marvel que não têm qualquer sentido de humor. Mesmo entre os que têm são raros aqueles em que isso é um traço distintivo da sua personalidade. Na Marvel, só há dois em penso imediatamente: o Homem-Aranha, claro, e Deadpool, mas esse é todo um outro filme. Ao contrário do soturno Hank Pym (no filme um sempre grande Michael Douglas), que é um dos clássicos génios da Marvel, mas a que não associamos um hilariante sentido de humor, Scott Lang não é cómico, mas tem uma vida que é uma verdadeira comédia negra. E Paul Rudd deu-lhe uma ajudinha extra. Vai ser muito interessante ver qual a participação do Ant-Man no Captain America: Civil War e como o tom que trouxe para o primeiro filme vai ser misturado com o tom do segundo, muito mais dramático e negro.

DM

Comentários

Barreira Invisível Podcast