Os Cinemas de Lisboa

Um fenómeno urbano do século XX

de Margarida Acciaiuoli



Zé Manel,

haverias de ter gostado do livro de Margarida Acciaiuoli, Os Cinemas de Lisboa - Um fenómeno urbano do século XX. Em boa verdade, alguns dos teus textos, quer no JL, quer na tua Prova de Vida, são lugares paralelos aos caminhos trilhados por Acciaiuoli, incluindo a profusão fotográfica com que a história dos cinemas de Lisboa é documentada. 

Até a melancolia confiante parece partilhada: apesar de publicado em 2012 (e já vai numa 2.ª edição) a autora não afasta a epígrafe de fenómeno urbano do século XX como que a negar ao século XXI uma extensão do seu tema. Creio que concordarias.

Muito bem investigado e com uma capacidade de perspectiva e contextualização admiráveis, o livro deixa-nos por dentro dos cinemas de Lisboa, mesmo daqueles que já desapareceram e permite-nos perceber as vagas de paixão que enamoraram Lisboa dos cinemas e vice-versa. Permite-nos também perceber por que razão parece ser negado ao século XXI a continuação desse enamoramento (e, por exemplo, o livro já não refere o encerramento definitivo do King, na sua longa cronologia de obituários).

Enfim, talvez seja bom que já não estejas para apreciar esta obra, de certo modo triste, mas bem eloquente. Cabe-nos agora a nós, ver o que fazer disto, da cidade, dos cinemas. E o livro de Acciaiuoli serve-nos bem de memória e de incentivo.

Um abraço,
DM

Comentários

Barreira Invisível Podcast