tão fictício como a verdade
Um dos melhores filmes de 2008 chega ao DVD em dois discos: um com o filme de François Begaudeau, outro com o de Laurent Cantet.
Passo a explicar: o filme, feito a partir do livro do antigo professor de liceu François Begaudeau,, tem o próprio Begaudeau como protagonista e professor. Com um elenco integralmente composto por não-actores, lembra Cidade De Deus na excepcional qualidade global de representações. Os alunos respondem pelos nomes reais e, a todo o tempo, não vemos um filme – estamos lá dentro daquela sala, com o consentimento indiferente daqueles adolescentes. As relações, a espessura das personagens e os jogos de poder brutalmente consistentes, criam a extraordinária ficção da realidade.
Mas só com os extras do segundo disco percebemos como A Turma é, na verdade, de quem a assina: Laurent Cantet. Um making of que acompanha todo o processo de trabalho até à coroação em Cannes, revela o homem que conduziu um conjunto de miúdos a compor algo mais real que o real: todos os dias, em todos os takes, serem quem são: gente que ainda não sabe, exactamente, quem é.
AB
i, 2009.05.09
Comentários
Já agora, aconselho "A Onda".
Cumprimentos