Procurado

Se é verdade que a paternidade deu uma machadada violenta na minha frequência de cinemas, teve pelo menos o condão de me obrigar a encontrar sucedâneos aceitáveis para a minha angústia cinéfila. Um desses sucedâneos são as revisitações que passei a fazer em casa a partir da minha coleção de filmes ou graças aos canais de cinema. 

Vem isto a propósito de estar numa fase de grande consumo de banda desenhada, em boa parte também ela composta por revisitações. No outro dia dei por mim a querer reler o Wanted de Mark Millar e J.G. Jones. Se bem o desejei melhor o reli. E em boa altura o fiz. Que magnífica banda desenhada temos ali, mesmo se um pouco exagerada, mas que magnífica banda desenhada temos ali para ler em tempos de crise, de Portugal desgraçado, de grexit e outros incidentes. 10 anos volvidos está ainda melhor. De repente o exagero não parece tão exagerado. Há uma ideia maravilhosa em Wanted, se me permitirem o SPOILER: a derrota dos super-heróis pelos super-vilões. Tudo o resto já foi visto, como o mundo dividido por cinco chefes criminosos ou os super-vilões com poderes estranhos (embora existam em Wanted super-vilões verdadeiramente surpreendentes). Mas é o mundo pós-super-heróis que fascina e serve de esteio a tudo o resto. Wesley Gibson e o seu comportamento amoral fazem agora mais sentido no estranho mundo pós-1986 em que se deu o fim dos super-heróis.

Depois de reler Wanted de um fôlego dei por mim a querer rever Wanted de Timur Bekmambetov. Talvez eu estivesse num dia não quando o vira da primeira vez. Valia a pena dar-lhe uma segunda oportunidade. Mas seria difícil ultrapassar a manifesta desconsideração dos argumentistas pela história original: pura e simplesmente ignoraram a ideia original da banda desenhada e substituíram-na por uma estafada irmandade medieval e por uma traição das antigas. Apesar de ter apreciado os efeitos especiais, mesmo a presença de Angelina Jolie não consegue salvar o filme. Nota-se aqui, e este é talvez o ponto que me interesse mais fazer, a falta de um sentido de enredo que apenas quem aposta a longo prazo na transição do mundo da banda desenhada para o cinema pode conseguir. Faltando isso, tudo parece básico e até um pouco estéril. No fundo, tenho pena que Wanted não seja um título que integre o universo da Marvel Studios. Assim é um aceitável filme de ação mas sem a alma de uma excelente banda desenhada adaptada.


                   (good)                                                                          (not so good)


DM

Comentários

Barreira Invisível Podcast